O ano letivo está aí e vamos falar sobre ele!

Por Elisangela Goulart

A cada ano, nós professores passamos pelo ritual de planejar as nossas atividades e rotinas escolares com a lente pedagógica e educacional voltada para eles, os alunos. E isso é o esperado de nós pelos nossos coordenadores, diretores, pelos pais e até mesmo pela sociedade. Mas, para inaugurar esse espaço de diálogo entre professoras e professores, os convido a iniciar o seu ano letivo com o foco voltado também para você, para o seu desempenho, para o seu crescimento, para o seu bem estar e para a sua valorização enquanto profissional, pois, se os alunos são o motivo pelo qual saímos todos os dias das nossas casas para trabalhar – pelo menos é o que eles são para mim – nós somos àqueles que mais sentem, vivenciam e movimentam a escola e, por isso, merecemos nos desenvolver tanto quanto os nossos alunos!

Toda volta às aulas, exige de nós o nosso plano de trabalho docente, do qual cada instituição dá um nome diferente, generalizando, é o documento em que colocamos as nossas intenções e intervenções no ensino e aprendizagem dos alunos. Tendo em vista a elaboração deste plano, sempre que eu me proponho a programar as minhas aulas, a escrever um projeto ou uma atividade interdisciplinar, individual ou coletivamente, faço alguns questionamentos, como: “vou me sentir bem aplicando esta atividade?”, “este projeto vai valorizar o meu trabalho?”, “é coerente com o que eu falo em sala de aula?”, “faz sentido para os meus alunos e para mim passarmos por esse processo pedagógico?”e o mais importante “o que eu vou aprender de novo?!”. Para responder a essas perguntas, que não são clichês, eu estipulo metas a curto e médio prazo para o meu crescimento profissional e até mesmo acadêmico, porque há a necessidade da descoberta, só então eu consigo escolher quais propostas pedagógicas, metodologias ou abordagens levar para a sala de aula.

Além de pensar no aprendizado do aluno, nos conteúdos, nas competências e habilidades que devem ser trabalhados no ambiente escolar, o exercício de questionar no planejamento inicial sobre como eu me sinto, o que soma aos meus conhecimentos e o sentido de cada ação pedagógica selecionada por mim e que serão levadas até a sala de aula, foi uma mudança profissional positiva e sentida em anos anteriores por mim, pelos meus alunos e arrisco a dizer que até mesmo pelos meus pares. Isso me motivou a pensar e planejar também a minha carreira profissional, assunto que podemos e devemos discutir em outra postagem!!

Claro que não vamos repensar e refazer absolutamente todos os nossos planos de aula, isso seria inviável, até porque nas instituições de ensino, pública ou particular, já tem muito material didático pronto e que não pode ser mudado, mas a ideia aqui é provocar no professor o desejo de se lançar aos novos desafios e deixar o ano letivo mais prazeroso e leve. Além de fazer bem aos nossos alunos e valorizar ainda mais o nosso trabalho em sala de aula e fora dela, crescemos enquanto pessoa! E com isso, mostramos o nosso verdadeiro potencial, que não é o da mera reprodução do conteúdo, e sim, o de gerar inquietude no nosso fazer pedagógico.

EMPODERA, PROFESSOR!

elisangela

Fonte da imagem: pixabay.com

2 comentários sobre “O ano letivo está aí e vamos falar sobre ele!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s