Ressignifique a sala dos professores!

Por Elisangela Goulart

Buscando por referências sobre o relacionamento interpessoal no ambiente escolar, o que mais encontrei foram trabalhos acadêmicos falando sobre a relação do professor com o aluno e o quão importante é estabelecer uma aproximação na sala de aula pautada no diálogo, na boa comunicação e no respeito, o que com certeza influência positivamente no andamento do trabalho docente e na construção do conhecimento. Mas, senti falta de textos discutindo de forma mais pontual a relação interpessoal na escola entre os professores, já que somos profissionais e também precisamos lidar com os nossos pares no dia a dia! Por isso, se faz necessário discutir sobre o bom relacionamento professor-professor no ambiente escolar em outros meios, como aqui, no EMPODERA PROFESSOR!

É muito comum nas escolas do Brasil, principalmente nas públicas, a equipe de gestão ficar muito alinhada com as questões pedagógicas e educacionais e pouco inclinada aos assuntos relacionados a ‘famosa’ gestão de pessoas. Isso acontece por algumas razões, como, a falta de tempo no calendário escolar para que as atividades e os eventos de integração e socialização entre os professores aconteçam; o não conhecimento ou a não valorização da importância de uma cultura organizacional dentro das escolas; e, a visão pouco aprofundada – por parte de muitos setores da educação – do profissionalismo que existe na atuação do professor. Este último, para mim, é o mais agravante, porque assim como as outras áreas profissionais, os professores também precisam de motivações que estão para além da sala de aula, que passam pelo âmbito do convívio e da troca de experiências e expectativas com os colegas de profissão, gerando assim, uma maior cumplicidade, aceitação e respeito no ambiente de trabalho.

Sabendo da dificuldade em que as escolas têm em ampliar os momentos de interação da equipe de professores, além dos momentos destinados ao planejamento de projetos e ações pedagógicas, percebo que nós professores podemos e devemos melhorar por nós mesmos o nosso espaço profissional, e uma das formas mais simples é ressignificar a sala dos professores! Pois, quando utilizamos o horário do intervalo para nos juntar aos nossos colegas, que são sempre alguns minutos de descanso – merecidos! – entre uma aula e outra, nos esquecemos de priorizar as relações interpessoais que podem ser firmadas. Portanto, não façamos do intervalo um pré conselho de classe, porque acolher os colegas e conversar com o grupo em que fazemos parte sobre o nosso final de semana, sobre as nossas viagens, sobre as alegrias de ter netos, sobre uma receita nova, sobre uma leitura agradável… Ou seja, se permitir conhecer o outro, é uma oportunidade de gerar ali, no horário do cafezinho, a empatia, a admiração, a tolerância, o bom humor e a leveza entre o grupo. Com isso, estabelecemos uma importante relação profissional e que nos mantém certos de que há sim companheirismo e parceria entre nós professores.

O importante é não deixarmos as dificuldades que enfrentamos todos os dias esmorecer o bom convívio entre os professores, até porque, é nesse relacionamento saudável que nos apoiamos quando precisamos.

elisangela

Fonte da imagem: pixabay.com

Um comentário sobre “Ressignifique a sala dos professores!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s