Encontre um atividade que você realmente ama e transforme sua vida!

Por Vanessa Giron

Quem é professor sabe o quanto a nossa rotina é cansativa e cheia de desafios. Muitas vezes, saímos exaustos da escola e queremos apenas ficar em casa descansando, assistindo a um bom programa na TV ou passando um tempo de qualidade com a nossa família. Mesmo assim, saímos da escola ainda mais cheios de trabalho, como preparar as nossas aulas, pensar nas atividades e avaliações a serem propostas aos alunos, corrigir provas. Enfim, a lista de tarefas é imensa, e cada vez mais nós temos a sensação de que o trabalho docente requer nossa dedicação exclusiva. Quem nunca passou por isso?

Eu, por exemplo, passo por isso sempre e vivo tentando encontrar soluções para lidar com esse desafio. Ano passado, porém, cometi um grande erro nesse sentido. À medida que o ano avançou, no início de junho mais ou menos, comecei a abandonar as outras atividades de que gostava para dar conta do trabalho na escola. E sabem de uma coisa? Essa foi a pior decisão que eu poderia ter tomado. Hoje, pensando nisso, eu reconheço qual foi o meu raciocínio na época: se eu estou tão cansada, devo ficar mais tempo em casa para descansar! Na verdade, para tentar descansar, eu acabei gerando ainda mais cansaço, pois, na época, ou estava trabalhando, ou estava me recuperando do trabalho.

Esse ano, para evitar esse tipo de situação, eu tomei duas decisões para não me render ao cansaço: voltei a praticar yoga, que é algo que eu realmente amo, e decidi tirar o sábado apenas para descansar e fazer outras coisas não relacionadas ao trabalho. E atualmente posso dizer que aprendi uma lição muito importante na vida, a de que é essencial encontrar um hobby ou uma atividade da qual nós realmente gostamos e praticá-la ao menos uma vez por semana, como um refúgio nosso.

E é sobre isso que eu queria falar com você nesse artigo! Evite o engano de achar que um hobby ou uma atividade que a gente ama trará mais cansaço para nossa vida. Muito pelo contrário. Hoje percebo com clareza que é preciso ter uma visão holística de nós mesmos e não nos sobrecarregar com o trabalho ou com qualquer outra área da nossa vida. Para isso, considero fundamental para todos, ainda mais para nós professores, encontrar uma atividade prazerosa que nós realmente amamos e nos dedicar a ela nos finais de semana, ou até mesmo em algum dia da semana antes ou depois de trabalhar.

E tudo isso eu encontrei no yoga! Além dos benefícios mentais – como mais serenidade, mais paciência no dia a dia, um olhar mais generoso, positivo e grato para com a vida e as pessoas –, tenho obtido muitos benefícios físicos com a prática, como uma maior resistência, vitalidade e capacidade de passar mais tempo em pé na escola. Além disso, é impressionante perceber como eu termino a prática muito disposta do que quando iniciei. E isso me faz um bem enorme! Para mim, o yoga é descanso, vitalidade, energia, conexão comigo mesma, autoconhecimento!

E é essa a sugestão que eu dou para você essa semana! Tente, em algum momento da semana, escapar um pouco da rotina e dedicar-se a algo que lhe faz bem, e você vai perceber que você não só vai se tornar um professor melhor, mas uma pessoa melhor. Tenho certeza de que isso fará um bem enorme para sua autoestima e o colocará em contato com outras pessoas que têm os mesmos gostos que você, o que é fascinante. E isso será transformador para a sua vida, não tenha dúvidas! Se você ainda não encontrou essa atividade, procure olhar para si mesmo e perceber os seus gostos e as suas paixões, como cozinhar, fazer exercícios, dançar ou alguma outra atividade artística, por exemplo. Com certeza você vai encontrar e, então, descobrirá novos talentos que você nem sabia que tinha!

E vocês, professores, já encontraram essa atividade que faz com que vocês esqueçam o tempo passar? Contem para mim nos comentários. Quero muito saber!vanessa

Fonte da imagem: pixabay.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s